Hoje eu estava assistindo o Globo Esporte e tinha uma reportagem sobre o Haiti, que eles conseguiram manter a paz entre as crianças graças ao futebol. Pode-se falar que futebol é coisa de ogros, que 'onde já se viu, um monte de macho correndo atrás de uma bola', é um esporte violento e não sei mais o que. Mas uma coisa é fato e todos têm que concordar: ele dá esperança a muita criança. É incrível ver como os olhos dessas crianças brilham, quando alguém pergunta o que vão ser quando crescer. "Eu vou ser jogador de futebol". Pronto, com isso, ele esquece todos os problemas que ele passa, e que virá a passar. Essa criança segue com uma coisa que ninguém nunca pode deixar de lado: sonhar.

É por conta dos sonhos que temos gente como Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Robinho...enfim, eles acreditaram que sonhar era preciso e seguiram em frente. Enfrentando gente que provavelmente ria quando ouviam um menino pobre, falando uma coisa dessa. E digo mais, não duvido nada que entre essas pessoas estavam seus pais. É, pai e mãe tem mania de dizer que gente viaja demais, que sonha demais, que tem que ser realista.

E sorte a nossa que eles não deram ouvidos a esses comentários, e hoje temos jogadores como eles. Jogando em times brasileiros, ou fora, ou na seleção, ou em outros países, mas sempre dando orgulho aos brasileiros.

A paixão que as pessoas têm pelo futebol encanta, contagia, e te faz até tentar cantar o hino, mesmo nem fazendo ideia de como seja. Esses dias fui assistir um jogo no Estádio pela primeira vez. Eu não torcia para nenhum dos times que estavam em campo, e eu estava na torcida de um dos 'arquiinimigos' do time que torço. Mas era tão bonito de ver a força com que eles cantavam, que se organizavam para torcer, o fato de não falarem absolutamente nada quando seu goleiro não conseguia defender um gol. Além do mais, você pode arrumar um melhor-amigo-de-infância ali na arquibancada. Todos sofrem igual, amam igual, odeiam igualmente. É um lugar em que você não vê desigualdade.

É, eu sou totalmente a favor do futebol, a favor da torcida (essa, em que as pessoas se unem para cantar, torcer, e ser feliz). Totalmente a favor de que as crianças continuam a sonhar, de que os craques continuem a jogar, e que pessoas suadas continuem a cantar ou chorar. Porque isso é mágico, e é para todos.
Marcadores: , , edit post
0 Responses

Postar um comentário