Ontem, chego no meu prédio, pensando que mais uma semana acabou, que na próxima seria pior um pouco porque minha aulas começariam, entro no elevador junto com uma mulher e seu filho. Primeira coisa que me revoltou: ela mora no segundo andar e vai de elevador, como assim? Acho o cúmulo, porque não há necessidade, já que isso gasta mais energia, além do tempo que ela gasta esperando-o daria pra subir as escadas e ainda gastaria umas calorias (álias, tá precisando mesmo).
Aí ela começou a conversar com o filho dela, que "ser pobre é foda", que ele tem que ser uma boa pessoa e... (segunda revolta) "estudar muito e ser médico pra ganhar muito dinheiro". Então quer dizer que só médico ganha dinheiro é? Pra ele não ser pobre tem que ser médico, trabalhar em 3 hospitais, 2 clínicas e 1 posto de saúde, 'and be happy' né? Faltou ela dizer, que ele poderia ainda ser advogado ou engenheiro. Tudo bem que ela é a mãe, que os pais sempre querem o bem para os filhos. Mas a questão é que as vezes, eles querem passar para os filhos as suas frustrações, porque não conseguiu ser médica, o menino tem que morrer de estudar pra ser o que ela quer que ele seja.
E as pessoas que fazem Design Gráfico, Biblioteconomia, Oceanologia, Artes Visuais, Jornalismo, Turismo ou Relações Públicas? Pobres coitados, destino traçado, serão pobres. Tudo bem que eu vou ter que correr muito mais atrás de um emprego do que um médico e um advogado, mas pelo menos vou ralar com vontade, com alegria, vou dormir feliz quando alguém me ligar marcando uma entrevista de emprego.
Acho que eu, na minha ingenuidade de sempre, prefiro ser feliz do que rica. Não sou daquelas que pregam o "viver de amor" (até porque, se dependesse disso, eu já tava morta). Quero ter um carro, um apartamento e poder viajar. Mas pra isso não preciso ser médica. Posso viver minha vida com mais tranquilidade do que alguém que entra na faculdade de médicina porque o pai ou a mãe quer.
Dizendo meu pai, que qualquer pessoa formada em Direito ganha no mínimo uns 5 mil por mês, que um Relações-Públicas mal ganha mil reais. Claro, se eu ficar parada, achando que vai chegar alguém e me dar uma vaga na maior agência de Relações Públicas, ou o Steve Jobs vai me ligar, me chamando pra trabalhar na "empresinha" que ele tem, com certeza não vou a lugar algum.
Vou seguindo assim, de pouco em pouco, sonhando alto, procurando melhorar sempre, e um dia estarei como a mulher disse, "rica", feliz e fazendo o que eu sou apaixonada. E ainda com aquele gostinho que eu fui contrária à opinião do meu pai. Porque ser do contra sempre vale.
2 Responses
  1. Dani Says:

    Eu tenho que deixar um comentário nesse post. Apesar de amar ter grana vale muitíssimo a nossa satisfação pessoal e eu insisto pro meu pai que um médico medíocre será eternamente medíocre, que seu salário será medíocre e que ele tratará mal seus pacientes. Agora existem Relações Públicas muitíssimo bem sucedidos e que merecem o espaço que conquistaram ralando muito pra isso. Pouca gente sabe, mas o Justus que é um dos profissionais mais bem reconhecidos do país é gênio da comunicação. A COMUNICAÇÃO MOVIMENTA O MUNDO, os médicos só cuidam para que nesse movimento as pessoas não se machuquem.


    Excelente post. Você só tá melhorando! :)


  2. Anônimo Says:

    bom isso mostra q os pais estao incentivando e educando os filhos de uma forma diferente totalmente diferente assim eles crescem se torna um medico masi so vai pensar no salario e masi nada cader a parte profissional q e trabalhar com dgnidade e amor a profissao


Postar um comentário